Esse Sou Eu

1 de fev. de 2014

REGISTRO DE ATIVIDADE - Projeto En-canto das Águas


O projeto foi iniciado com uma conversa com os educandos sobre quais instrumentos musicais eles conheciam, sendo possível perceber o rico conhecimento dos mesmos em diversos tipos de instrumentos. Já que muitos frequentam igrejas ou tem parentes que tem e tocam diversos instrumentos.
A partir desde momento foram demonstrados aos educandos as diversas famílias dos instrumentos musicais, com suas principais características de produção sonora, com o auxílio de imagens e sons desses instrumentos. Sendo apresentadas as famílias com as seguintes classificações: membranofones, aerofones, cordofones e idiofones.
Membranofones, instrumentos que tem sua prodição sonora feita por membranas. Aerofones, aqueles que o seu é produzido através do ar projetado em seu interior. Cordofones, são aqueles instrumentos que necessitam de cordas para sua produção sonora e por fim os Idiofones, aqueles que o próprio corpo do instrumento é responsável pelos seu sons.
Exemplos: Membranofones, tambor, tamborim e bateria.
                   Aerofones, flauta doce, flauta transversal e trompete
                  Cordofones, violão, guitarra, e cavaquinho.
                  Idiofones, chocalho, agogô e pratos.

Tendo os alunos compreendido estes conceitos básicos, foi bruscamente mudado de tema, agora iniciamos uma discussão sobre a utilização e toda a problematização da água em nosso planeta, nosso país, nosso estado, cidade, bairro e casa. Levando os educandos a refletirem sobre a utilização consciente dos recursos hídricos.
Neste momento foi lançado um desafio aos educandos de que eles compusessem músicas, ou paródias com a temática já discutida, a preservação ou a utilização indiscriminada dos recursos naturais do nosso planeta. Durante diversas aulas foram abordados os temas de como produzir uma paródia, já que eles se interessaram mais por esta forma composicional. E com algumas composições feitas pelos educandos elas iam sendo mostradas aos demais alunos, para que fossem sendo incentivados e tivessem mais referências para comporem suas próprias paródias. Neste processo alguns se motivaram a compor músicas completas, com melodias e letras próprias Aqui foram mostrados vídeos aos educandos de grupos que se utilizam de instrumentos feitos com objetos do nosso cotidiano, como Blue Men Group, Uakti e Stomp.
Depois de diversas músicas feitas por eles próprios e os vídeos demonstrados, foi colocada a proposição final, que eles construíssem instrumentos musicais com sucatas, esses instrumentos tinham que ser baseados nas teorias das famílias já apresentadas. Eles seriam utilizados para acompanhar suas próprias composições em uma apresentação final.
Preferi não construir esses referidos instrumentos apenas em sala de aula, mas que cada um, em casa e em algumas aulas solicitei que eles trouxessem ao menos para inicia-los, nas primeiras aulas eu levei e pedi para que eles levassem diversos tipos de materiais que não seriam mais utilizados em suas casas, já limpos.  E depois para tirar dúvidas de como finalizá-lo e utilizá-lo na prática.  
Posteriormente com alguns ensaios coletivos foi finalizado este projeto com uma apresentação na própria escola para os pais e outros educadores.

E diversos momentos deste projeto foi possível observar a integração e o empenho dos educandos, sempre motivados a desenvolver e concluir os desafios propostos.
E a motivação de construírem seus próprios instrumentos e em comporem suas próprias paródias ou músicas foi efetiva. E após a conclusão, a apresentação os educandos sentiram-se muito satisfeitos com o resultado final.
Esta atividade demonstra como o ensino musical por si só é perfeitamente aplicável em um nível
teórico já razoável para alunos desta faixa etária, e que de forma interdisciplinar estes conhecimentos musicais podem ser potencializados, de forma que se tornem muito mais relevantes para os educandos. Já que compreenderam de forma muito mais clara o conceito sobre as famílias dos instrumentos, os conceitos
da prosódia musical importante para composição de músicas com letra e as técnicas necessárias para se
tocar diversos instrumentos.
E por fim a conscientização com relação a utilização dos recursos naturais do nosso planeta.







Nenhum comentário: