O
projeto foi iniciado com uma conversa com os educandos sobre quais instrumentos
musicais eles conheciam, sendo possível perceber o rico conhecimento dos mesmos
em diversos tipos de instrumentos. Já que muitos frequentam igrejas ou tem
parentes que tem e tocam diversos instrumentos.
A
partir desde momento foram demonstrados aos educandos as diversas famílias dos instrumentos
musicais, com suas principais características de produção sonora, com o auxílio
de imagens e sons desses instrumentos. Sendo apresentadas as famílias com as
seguintes classificações: membranofones, aerofones, cordofones e idiofones.
Membranofones,
instrumentos que tem sua prodição sonora feita por membranas. Aerofones,
aqueles que o seu é produzido através do ar projetado em seu interior.
Cordofones, são aqueles instrumentos que necessitam de cordas para sua produção
sonora e por fim os Idiofones, aqueles que o próprio corpo do instrumento é responsável
pelos seu sons.
Exemplos:
Membranofones, tambor, tamborim e bateria.
Aerofones, flauta doce,
flauta transversal e trompete
Cordofones, violão, guitarra,
e cavaquinho.
Idiofones, chocalho, agogô e
pratos.
Tendo
os alunos compreendido estes conceitos básicos, foi bruscamente mudado de tema,
agora iniciamos uma discussão sobre a utilização e toda a problematização da
água em nosso planeta, nosso país, nosso estado, cidade, bairro e casa. Levando
os educandos a refletirem sobre a utilização consciente dos recursos hídricos.
Neste momento foi
lançado um desafio aos educandos de que eles compusessem músicas, ou paródias
com a temática já discutida, a preservação ou a utilização indiscriminada dos
recursos naturais do nosso planeta. Durante diversas aulas foram abordados os
temas de como produzir uma paródia, já que eles se interessaram mais por esta
forma composicional. E com algumas composições feitas pelos educandos elas iam
sendo mostradas aos demais alunos, para que fossem sendo incentivados e
tivessem mais referências para comporem suas próprias paródias. Neste processo
alguns se motivaram a compor músicas completas, com melodias e letras próprias Aqui
foram mostrados vídeos aos educandos de grupos que se utilizam de instrumentos
feitos com objetos do nosso cotidiano, como Blue Men Group, Uakti e Stomp.
Depois
de diversas músicas feitas por eles próprios e os vídeos demonstrados, foi
colocada a proposição final, que eles construíssem instrumentos musicais com
sucatas, esses instrumentos tinham que ser baseados nas teorias das famílias já
apresentadas. Eles seriam utilizados para acompanhar suas próprias composições
em uma apresentação final.
Preferi
não construir esses referidos instrumentos apenas em sala de aula, mas que cada
um, em casa e em algumas aulas solicitei que eles trouxessem ao menos para inicia-los,
nas primeiras aulas eu levei e pedi para que eles levassem diversos tipos de materiais
que não seriam mais utilizados em suas casas, já limpos. E depois para tirar dúvidas de como
finalizá-lo e utilizá-lo na prática.
Posteriormente com alguns
ensaios coletivos foi finalizado este projeto com uma apresentação na própria escola
para os pais e outros educadores.
E
diversos momentos deste projeto foi possível observar a integração e o empenho
dos educandos, sempre motivados a desenvolver e concluir os desafios propostos.
E a motivação de construírem
seus próprios instrumentos e em comporem suas próprias paródias ou músicas foi
efetiva. E após a conclusão, a apresentação os educandos sentiram-se muito
satisfeitos com o resultado final.
Esta
atividade demonstra como o ensino musical por si só é perfeitamente aplicável
em um nível
teórico
já razoável para alunos desta faixa etária, e que de forma interdisciplinar
estes conhecimentos musicais podem ser potencializados, de forma que se tornem
muito mais relevantes para os educandos. Já que compreenderam de forma muito
mais clara o conceito sobre as famílias dos instrumentos, os conceitos
da
prosódia musical importante para composição de músicas com letra e as técnicas
necessárias para se
tocar
diversos instrumentos.
E por fim a
conscientização com relação a utilização dos recursos naturais do nosso planeta.
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