05/2012
Realizado com os alunos do Projeto M.A.I.S. (Movimento de atenção e inclusão dos surdos).
Sala seriada com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da EPG Mauro Roldão Neto da cidade de Guarulhos
A
principio foram apresentadas informações básicas e algumas das obras do
artista. Em seguida proposto que cada um escolhesse uma das obras que mais se
identificou para utiliza-la como base e não somente reproduzi-la, adaptando-a a
temas atuais e de sua realidade. Com todos os trabalhos finalizados as obras
foram devidamente denominadas e datadas, seguindo para o momento de disposição
cronológica das obras. Neste ponto foi traçado na parede da sala de aula uma
linha do tempo onde o início era 1881, data de nascimento do pintor e
findava-se em 1973, quando o mesmo faleceu. Algumas informações, fotos e obras
do pintor foram dispostas na parede da sala cronologicamente.
Desde
o início da atividade os alunos se identificaram com as obras apresentadas,
isso facilitou a continuidade do projeto. As dificuldades foram surgindo
naturalmente durante o processo de feitura das suas próprias obras, porém, sem
maiores entraves ou desistências da realização da atividade. A maior dificuldade
foi com a cronologia, ordem temporal dos
quadros.
A conclusão foi extremamente válida,
pois os educandos tiveram contato com as obras de Pablo Picasso e seu contexto
social. E retrataram como veem as suas próprias vidas, passando por
dificuldades, no que diz respeito a técnicas e procedimentos de feitura das
obras. Esse mesmo tema pode gerar diversas outras atividades como outras linhas
do tempo, aprofundamento nas temáticas de quadros deste e de outros artistas e
ao trabalho com noção de cronologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário