Esse Sou Eu

5 de set. de 2011

Ensaio sôbre a a música brasileira, 1928 de Mário de Andrade

Trabalho sobre o livro Ensaio sôbre a a música brasileira de Mário de Andrade escrito em 1928. Trabalho apresentado na matéria de Estética Musical sob orientação da Prof. Lina Noronha 


 Música: "Congada" de Francisco Mignone

       Belle Époque, calcado no repertório clássico-romântico (Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, Fréderic Chopin, entre outros);

 

       As escutas das elites da Belle Époque valorizavam a arte como uma simples imitação da natureza;

 

 

 

 

       Fim do século XIX e nas duas primeiras décadas do XX, ideais de “civilização” e de “progresso”, visavam eliminar os vestígios do “atraso” brasileiro simbolizado pela escravidão e pela economia marcadamente rural da Colônia e do Império.

 

       Imprescindível exterminar todos os traços culturais que lembravam a “barbárie”: danças obscenas, (maxixe e os ritmos frenéticos e dionisíacos dos cordões carnavalescos), promover o saneamento mediante a erradicação de epidemias, varíola e a febre tifóide.

 

 

 

 

       Elites repudiavam contundentemente as linguagens das vanguardas musicais européias surgidas a partir  do fim do século XIX, expressionismo alemão (Arnold Schoenberg), o futurismo italiano (Luigi Russolo, Balila Pratella) ou as obras consideradas mais radicais esteticamente de Erik Satie;

 

       Mário: construir um discurso sobre identidade cultural fundamentando-se numa idéia de brasilidade e seus possíveis diálogos com algumas técnicas das linguagens contemporâneas européias.

 

 

       1920, 1930 e inícios dos anos 1940;

 

 

       Artigos: Compêndio sobre a Música Brasileira (1928), Evolução Social da Música no Brasil (1939) e O Banquete foram publicados em jornais, alguns incluídos na antologia Música, Doce Música;

 

       Críticas: publicadas no rodapé semanal da Folha da Manhã, sob o título O Mundo Musical (inícios dos anos 1940). 

 

 

Mário de Andrade - Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo:

 

       1935 - Discoteca Pública Municipal;

 

       1936 - Fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore;

 

       1937 - Promoveu a realização do I Congresso da Língua Nacional Cantada;

 

       1938 - Patrocinou a Missão de Pesquisas Folclóricas,

 

Caráter etnográfico nas regiões Nordeste e Norte do Brasil

 

       169 discos (78 rpm), as mais diversas formas de cantigas do folclore brasileiro;

 

       6 rolos cinematográficos silenciosos de 16 mm (12 manifestações folclórico-musicais);

 

       1.060 fotografias (arquitetura popular e religiosa);

 

       7.000 páginas contendo o registro de melodias/poesias que foram coletadas;

 

       689 objetos diversos, entre outros documentos.

 

O Livro

       A nação é anterior à raça

 

       Exotismo

 

       Sucesso na Europa não têm importância nenhuma prá Música Brasileira

 

       Carlos Gomes e Vila-Lobos

 

       Mesmo antes da Pseudo-música indígena de agora Vila-Lobos era um grande compositor

 

       Europa campeia elementos estranhos pra se libertar de si mesma

 

       A gente não tem grandeza social do Velho Mundo; filosofia da Ásia; economia da América do Norte; Exotismo Divertido

 

       Batuque Brabo

 

 

 

 

 

       Milk vs Milch: milk deixa de ser inglesa e a outra alemã?

 

       Puerilidade e ignorância afirmar que devem ser buscados elementos aborígenes, só assim será Música Nacional;

 

       Arte nacional já está feita na inconsciência do povo

 

 

 

 

 

       Se nacional é o ameríndio

 

       Italianos: órgão, é egípcio;

       Franceses:  violino, é arábe;

Cantochão é grecoebráico, polifonia é nórdica

 

       Música brasileira deve significar toda música nacional como criação quer tenha quer não tenha carácter étnico

 

 

 

 

 

       Brasileiro escrevendo em alemão sobre assunto chinês, música da tal chamada universal;

Por valiosa que a obre seja, devemos repudiá-la, que nem faz a Rússia com Stravinsky e Kandinsky

 

       Na URSS durante a década de 1920 a arte modernista conheceu uma idade de ouro, mas foram proibidas a literatura de vanguarda e as obras pictóricas de Marc Chagall e Wassily Kandinsky;

 

       Cassados, detidos e enviados para instituições psiquiátricas ou campos de trabalhos forçados.

 

 

 

       O Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924): Brasil estava a acompanhar plenamente o movimento das vanguardas mundiais.

 

       Cultura de exportação, à semelhança do que foi o produto pau-brasil,

 

       Arte Interessada e Arte Desinteressada:

 

       Toda arte socialmente primitiva que nem a nossa, é arte social, tribal, religiosa, comemorativa. Interessada;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       O critério transcendente de Música Brasileira;

 

 O critério histórico atual da Música Brasileira é o da manifestação  musical que sendo feita por brasileiro ou individuo nacionalisado, reflete as caracteristicas musicais da raça. Onde que estão? Na música popular.

 

 

    Luciano Gallet

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