Trabalho sobre o livro Ensaio sôbre a a música brasileira de Mário de Andrade escrito em 1928. Trabalho apresentado na matéria de Estética Musical sob orientação da Prof. Lina Noronha
Música: "Congada" de Francisco Mignone
Belle Époque, calcado no repertório clássico-romântico (Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, Fréderic Chopin, entre outros);
As escutas das elites da Belle Époque valorizavam a arte como uma simples imitação da natureza;
Fim do século XIX e nas duas primeiras décadas do XX, ideais de “civilização” e de “progresso”, visavam eliminar os vestígios do “atraso” brasileiro simbolizado pela escravidão e pela economia marcadamente rural da Colônia e do Império.
Imprescindível exterminar todos os traços culturais que lembravam a “barbárie”: danças obscenas, (maxixe e os ritmos frenéticos e dionisíacos dos cordões carnavalescos), promover o saneamento mediante a erradicação de epidemias, varíola e a febre tifóide.
Elites repudiavam contundentemente as linguagens das vanguardas musicais européias surgidas a partir do fim do século XIX, expressionismo alemão (Arnold Schoenberg), o futurismo italiano (Luigi Russolo, Balila Pratella) ou as obras consideradas mais radicais esteticamente de Erik Satie;
Mário: construir um discurso sobre identidade cultural fundamentando-se numa idéia de brasilidade e seus possíveis diálogos com algumas técnicas das linguagens contemporâneas européias.
1920, 1930 e inícios dos anos 1940;
Artigos: Compêndio sobre a Música Brasileira (1928), Evolução Social da Música no Brasil (1939) e O Banquete foram publicados em jornais, alguns incluídos na antologia Música, Doce Música;
Críticas: publicadas no rodapé semanal da Folha da Manhã, sob o título O Mundo Musical (inícios dos anos 1940).
Mário de Andrade - Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo:
1935 - Discoteca Pública Municipal;
1936 - Fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore;
1937 - Promoveu a realização do I Congresso da Língua Nacional Cantada;
1938 - Patrocinou a Missão de Pesquisas Folclóricas,
Caráter etnográfico nas regiões Nordeste e Norte do Brasil
169 discos (78 rpm), as mais diversas formas de cantigas do folclore brasileiro;
6 rolos cinematográficos silenciosos de 16 mm (12 manifestações folclórico-musicais);
1.060 fotografias (arquitetura popular e religiosa);
7.000 páginas contendo o registro de melodias/poesias que foram coletadas;
689 objetos diversos, entre outros documentos.
O Livro
A nação é anterior à raça
Exotismo
Sucesso na Europa não têm importância nenhuma prá Música Brasileira
Carlos Gomes e Vila-Lobos
Mesmo antes da Pseudo-música indígena de agora Vila-Lobos era um grande compositor
Europa campeia elementos estranhos pra se libertar de si mesma
A gente não tem grandeza social do Velho Mundo; filosofia da Ásia; economia da América do Norte; Exotismo Divertido
Batuque Brabo
Milk vs Milch: milk deixa de ser inglesa e a outra alemã?
Puerilidade e ignorância afirmar que devem ser buscados elementos aborígenes, só assim será Música Nacional;
Arte nacional já está feita na inconsciência do povo
Se nacional é o ameríndio
Italianos: órgão, é egípcio;
Franceses: violino, é arábe;
Cantochão é grecoebráico, polifonia é nórdica
Música brasileira deve significar toda música nacional como criação quer tenha quer não tenha carácter étnico
Brasileiro escrevendo em alemão sobre assunto chinês, música da tal chamada universal;
Por valiosa que a obre seja, devemos repudiá-la, que nem faz a Rússia com Stravinsky e Kandinsky
Na URSS durante a década de 1920 a arte modernista conheceu uma idade de ouro, mas foram proibidas a literatura de vanguarda e as obras pictóricas de Marc Chagall e Wassily Kandinsky;
Cassados, detidos e enviados para instituições psiquiátricas ou campos de trabalhos forçados.
O Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924): Brasil estava a acompanhar plenamente o movimento das vanguardas mundiais.
Cultura de exportação, à semelhança do que foi o produto pau-brasil,
Arte Interessada e Arte Desinteressada:
Toda arte socialmente primitiva que nem a nossa, é arte social, tribal, religiosa, comemorativa. Interessada;
O critério transcendente de Música Brasileira;
O critério histórico atual da Música Brasileira é o da manifestação musical que sendo feita por brasileiro ou individuo nacionalisado, reflete as caracteristicas musicais da raça. Onde que estão? Na música popular.
Luciano Gallet
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